Fernando Carvalho, natural do Rio de Janeiro. Com 12 anos ganhou de aniversário um violão. Daí, comprou um método para aprendizado em uma banca de jornais e começou a aprender as posições e os estudos de escalas, tirando músicas, mas sempre com o instrumento de cabeça para baixo. Ao conhecer Vinicius Brazil em 1966, onde estudaram na mesma turma do 2º ginasial (6ª. série), descobriu que tocava o instrumento de forma errada mas, daí já era tarde, pois os conceitos gerais de solo já estavam consolidados na mente (aliado ao fato de ser canhoto).
Em 1972, com seu primeiro salário, deu entrada num contrabaixo Giannini (parcelado em 4 vezes) e em 1974, já na faculdade, estudou na mesma turma de outro músico, o baterista Wilman Jorge, que o convidou para tocar contrabaixo na banda comum com Alberto Curi que, posteriormente, foi apresentado a Vinicius Brazil e, assim, surgiu o Magenta, com repertório próprio e uma mistura de Black Sabbath com Doobie Brothers.
Com a saida do Wilman em 1977, Fernando resolveu comprar uma bateria e começou a aprender o instrumento (só que dessa vez com o contratempo no lado correto).
Assim surgiu uma abertura para a entrada de outro amigo na banda, o também baixista Carlos Cesar. Com estas alterações, a banda mudou de nome, passando a se chamar Rockambole, com influência inicial do country rock e, algum tempo depois do rock e em seguida o prog-rock, já como Albatroz.
Em 1983 Fernando deixou a banda, mas continuou mantendo contato com Vinicius. Num show do Deep Purple em 1997, no Rio de Janeiro, houve o reencontro do Albatroz sem Carlos e os remanescentes resolveram gravar as músicas, “só para guardar de lembrança”.
Durante a fase de gravação, o Vinicius apresentou parte do material editado a Elisa Wiermann do Quaterna Requiem que, além de incentivar bastante o trabalho, ainda nos colocou “no caminho das pedras”. E, assim, em 1998 surgiram ainda a Whales, a Altenburg Suite, a Essence of Freedom e em 1999 o “Visions”. E chegamos aos dias atuais.
14/11/1953
Brasileiro
Carlos Cesar (Albatroz), Greg Lake (ELP), John Entwistle (The Who), John Paul Jones (Led Zeppelin), Paul Newton (Uriah Heep), Richard Sinclair (Camel) e Simon Kirke (BadCo)
Bad Company, Camel, Deep Purple, Emerson Lake & Palmer, Focus, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Pink Floyd, Steppenwolf, The Who, Triunvirat, Uriah Heep e Yes